COMPULSAO ALIMENTAR

 

Entenda o que é compulsão alimentar ? como ela surge e como se curar!


Compulsão Alimentar é um transtorno alimentar que tem aspectos de ordem psicológica e emocional, as pessoas que sofrem de compulsão alimentar não come para nutrir o seu corpo e sim para preencher um vazio emocional.

 Normalmente as pessoas que sofrem de compulsão alimentar, sofrem de outros problemas relacionados, por exemplo: comer até ficar fisicamente cheios, comer muito rápido, sentir muita culpa depois de comer, sentir vergonha depois de comer, e muitas vezes comem escondido das outras pessoas por vergonha ou por medo do julgamento.

O que causa a compulsão alimentar?

A Compulsão Alimentar Está diretamente ligada a fatores psicológicos tais como: ansiedade, depressão ou problemas hormonais, dietas muito restritivas ou grandes perdas tal como de um ente querido, perder o emprego ou ficar sem dinheiro podem ser as causas de uma compulsão alimentar.

Dieta realizada de forma errada 

Após dietas muito rígidas sempre existe o risco da pessoa desenvolver a compulsão alimentar. Muitos especialistas afirmam que estas dietas deixam as pessoas deprimidas e privadas de diversos alimentos, e que isso aumenta o desejo por comidas que elas não poderiam comer.

Comer por conforto emocional

Estudos apontam que pessoas que comem de forma compulsiva normalmente têm as mudanças emocionais como gatilho, isto é, relacionam a comida com bem-estar.

Estresse

A compulsão alimentar pode ser uma maneira da pessoa lidar com o estresse.

Problemas com a imagem corporal

Pessoas com compulsão alimentar normalmente não gostam de sua aparência

Elas constantemente acham que deveriam comer menos. A consequência da pessoa sentir-se constantemente gorda e com medo de ganhar mais peso são constantes tentativas de compensar isso com dietas malucas, passando fome, tomando medicamentos para emagrecer, por exemplo, e isso pode levar a problemas ainda piores.

Dicas para quem sofre de compulsão alimentar

Evite ficar muito tempo sem comer pois o jejum prolongado tende a ter o efeito contrário; nao mastigar rapido, tomar agua com limao antes das refeiçoes, fazer a respiraçao diafragmatica. 



Quais os sintomas de compulsão alimentar?

Os Principais Sintomas Da Compulsão Alimentar São:
Comer Exageradamente;
Comer Mesmo Sem Fome;
Ter dificuldade em para parar de comer;
sentimento de culpa após “assaltar” a geladeira ou dispensa
comer alimentos estranhos como arroz cru, um pote de manteiga ,feijão gelado com queijo etc.
comer muito rápido;
comer escondido;
prazer imensurável em comer;
pouca preocupação com o excesso de peso;


Como deve ser o tratamento

Assim como os demais distúrbios alimentares, nos quadros de compulsão alimentar o tratamento deve ser multidisciplinar. 

O indivíduo deve receber acompanhamento por médico, psicológico e nutricionista. O médico deve orientar o paciente e ser o responsável por prescrever os medicamentos, caso o paciente necessite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EMAGREÇA A SUA MENTE E DEPOIS EMAGREÇA O SEU CORPO.

Quais são os sabotadores que esta te impedindo de emagrecer ?