Vitaminas e Seu Poder de Cura

O ser humano deve antes aprender a ser alimentar muito bem e somente depois aprender a usar os complementos vitamínicos. Os complementos jamais vão conseguir tomar o lugar dos alimentos verdadeiros. O médico holandês Eijkman, vendo-se impotente para curar os seus doentes, vítimas do beribéri, constatou que os animais dos currais da região, alimentados da mesma forma que seus pacientes, à base de arroz refinado, sofriam do mesmo mal. Suspeitou-se então de algum fator alimentar e substituiu-se o arroz refinado dado aos animais pelo arroz integral. Esses curaram em poucos dias de um modo espetacular. Os doentes submetidos ao mesmo regime melhoraram rapidamente.


A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS NA ALIMENTAÇÃO

As vitaminas são substâncias orgânicas indispensáveis para a saúde do corpo humano. Elas auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes. Podem ser encontradas em pequenas quantidades em alimentos de origem natural e em forma industrializada, como em comprimidos polivitamínicos.

 

A ingestão adequada de vitaminas traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, tornando nosso corpo mais resistente a vírus e bactérias e nos deixando mais belas, com pele, cabelos e unhas mais resistentes e saudáveis.

 

Para entender o papel e encontrar cada vitamina, preparamos um guia para auxiliá-la em sua dieta, que deve ser sempre equilibrada e rica em nutrientes. Veja a seguir:

 

Vitamina A (betacaroteno): fundamental para a saúde da pele, da visão, do sistema imunológico e proteção contra doenças degenerativas. Pode ser encontrada em leite, queijos, manteiga, gema do ovo, peixes gordurosos e em frutas e vegetais amarelos.

 

Vitamina C (ácido ascórbico): atua na produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, dentes, gengivas e ossos, além de possuir propriedades antioxidantes que protegem o coração e de doenças como o câncer. Pode ser encontrada em frutas cítricas, tomate, pimentão e verduras de folhas verdes escuras.

 

Vitamina E (tocoferol): trata-se de um tipo de antioxidante que fortalece as células, protegendo-as da ação dos radicais livres. Sua principal fonte natural são os vegetais oleosos (milho e azeitonas), castanhas, sementes e abacate.

A importância das vitaminas na alimentação

 

Vitaminas do Complexo B: mantêm a saúde da pele, nervos, olhos, cabelos e fígado, pois atuam no metabolismo e são fundamentais para os músculos. É possível encontrá-las em grãos como aveia, centeio, arroz integral e verduras verdes escuras.

 

Ferro: mineral essencial para a formação das células vermelhas do sangue (hemoglobinas), fundamentais para a absorção de oxigênio no corpo. Pode ser encontrado em carne vermelha, grãos como feijão e frutos do mar.

 

Magnésio: mineral que age nas reações enzimáticas envolvidas no metabolismo para a absorção de nutrientes. Previne dores de cabeça e musculares. Está presente no abacate, beterraba, arroz integral e sementes.

 

Cálcio: constituinte fundamental dos ossos que também atua como neurotransmissor. Pode ser consumido por meio de leite, queijos, iogurte, peixes e verduras verdes escuras.




                           Suplementos vitamínicos

O uso de suplementos vitamínicos é importante para pessoas que apresentam deficiência de certas vitaminas no corpo.

Esse é o caso, por exemplo, de pessoas que não fazem consumo de alimentos ricos em vitamina B12 (carnes, ovos e leite), como os veganos, sendo necessária complementação para evitar complicações. Esse é o caso também de pessoas que apresentam problemas de absorção de vitaminas. Além disso, a suplementação é recomendada para mulheres que pretendem engravidar, sendo, nesse caso, recomendado o uso de ácido fólico.

Apesar da complementação ser necessária em alguns casos, o uso das vitaminas merece atenção e só deve ser feito com recomendação. Em excesso, algumas vitaminas podem causar danos à saúde, sendo esse o caso de vitaminas lipossolúveis, capazes de depositarem-se na gordura de nosso corpo. Desse modo, o ideal é que pessoas que não apresentam problemas na absorção ou dieta deficitária de alguma vitamina, procurem esses importantes nutrientes em alimentos saudáveis.


VITAMINAS E ONDE ENCONTRAR




Você, com certeza, já cansou de ouvir falar delas, mas sabe exatamente o que são as vitaminas? Trata-se de nutrientes essenciais que atuam em conjunto com algumas enzimas e controlam as atividades das células. Dessa forma, promovem o perfeito equilíbrio do corpo. No entanto, não são produzidas pelo organismo e, sim, obtidas por meio da alimentação. 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EMAGREÇA A SUA MENTE E DEPOIS EMAGREÇA O SEU CORPO.

COMPULSAO ALIMENTAR

Quais são os sabotadores que esta te impedindo de emagrecer ?